Translate
CPM AFFILIATION!
programa de afiliados!
aqui tem ofertas!!
aproveitem a promoção para o natal!
mercado livre
MERCADO LIVRE
clickafiliados
mercado livre
ofertas do mercado livre
urbanity media!
notícias é aqui!!
FAÇAM PARTE E OBTENHAM GANHOS!!
REDES SOCIAIS QUE FAÇO PARTE!!
networkblogs
sexta-feira, 10 de abril de 2009
Brasil integrará grupo de credores do FMI!!!!
BRASÍLIA (Reuters) - O Brasil foi convidado, e aceitou, fazer parte do grupo de países membros do Fundo Monetário Internacional (FMI) que financiam regularmente as operações do organismo, informou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta quinta-feira.
A iniciativa, antecipada pela Reuters nesta tarde, mostra o reconhecimento da solidez do país, segundo Mantega. Serão colocados à disposição do Fundo 4,5 bilhões de dólares, valor equivalente à cota do Brasil no organismo, mas o ministro acha que "muito dificilmente" o aporte chegará a esse montante.
"Eu estou aceitando esse convite do fundo", disse Mantega em rápida entrevista à imprensa. "Para nós é importante, nós estaremos do lado daqueles que vão contribuir com recursos para financiar outros países."
Mantega esclareceu que a entrada no chamado plano de transações financeiras do FMI não anula a decisão do Brasil de fazer um aporte adicional ao organismo, como parte de um esforço internacional para elevar a capacidade de financiamento do fundo em meio à crise global.
Uma fonte do governo confirmou à Reuters que esse aporte adicional do Brasil deverá ficar em torno de 10 bilhões de dólares. Mantega, contudo, afirmou que a decisão do montante só será tomada depois que o FMI definir o mecanismo para receber esses aportes, o que deve ocorrer, segundo ele, em duas a três semanas.
Segundo Mantega, o FMI criará um título específico a ser adquirido pelos países dispostos a fazer contribuições adicionais. Dessa forma, os financiamentos não impactarão o volume das reservas desses países.
"Agora estamos só entrando no clube de credores do FMI", disse Mantega.
As contribuições do Brasil ao fundo do plano de transações financeiras do FMI não reduzirão, tampouco, as reservas, mas apenas alterarão sua composição.
"A redução nas reservas em moedas de liquidez internacional resultante da transferência de recursos para utilização pelo Fundo é compensada por um aumento no mesmo valor nas obrigações do Fundo em relação a esse país", afirmou o Ministério da Fazenda em nota à imprensa.
O Brasil já integrou o plano de transações financeiras do FMI nos anos 80. A volta do país ao mecanismo --do qual atualmente 47 dos 185 membros fazem parte-- deverá ser formalizada até o final deste mês, segundo a Fazenda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário